Articles

Tapering of Parkinson’s Drug May Lead to Severe Withdrawal Symptoms

Reduzir a dosagem de agonistas dopaminérgicos pode levar a incapacidade profunda entre alguns pacientes com doença de Parkinson, de acordo com um estudo dos Arquivos de Neurologia de Janeiro.

Os doentes que sofrem de síndrome de abstinência de agonistas dopaministas (DAWS) têm sintomas semelhantes aos que acompanham a abstinência de outras drogas psicoestimulantes, como a cocaína. Estes sintomas incluem ansiedade, ataques de pânico, agorafobia, depressão, disforia, fadiga, dor e desejos por drogas, e não são aliviados por levodopa ou outros medicamentos para a doença de Parkinson, relatou Christina A. Rabinak, BSE, e Melissa J. Nirenberg, MD, PhD, do Departamento de Neurologia e Neurociência, Weill Cornell Medical College, em Nova York.
Todos os pacientes que experimentaram DAWS tiveram distúrbios de controle de impulso de base. Um histórico pré-mórbido de ansiedade estava presente em quatro desses participantes, dois tinham depressão, três tinham fumado antes, e dois tinham usado maconha. Os pacientes com DAWS tinham doses basais mais elevadas de agonistas dopaministas e maior exposição cumulativa aos agonistas dopaministas. Os doentes com DAWS também tinham escores motores da Escala Unificada de Classificação da Doença de Parkinson (UPDRS) “consideravelmente mais baixos” do que os que não tinham, embora tivessem uma duração comparável da doença e um uso total semelhante de medicamentos dopaminérgicos; os investigadores, portanto, especulam que os doentes susceptíveis à DAWS podem ter um fenótipo motor relativamente benigno.

“As manifestações clínicas da DAWS foram altamente estereotipadas e assemelhavam-se muito a outras síndromes de abstinência psicoestimulante, com manifestações psiquiátricas proeminentes (ansiedade, ataques de pânico, disforia, depressão, agitação, irritabilidade, fadiga) e autonômicas (hipertensão ortostática, diaforese)”, afirmaram os pesquisadores. “Levodopa, outros medicamentos para a doença de Parkinson, antidepressivos, ansiolíticos e psicoterapia não foram benéficos para a atenuação dos sintomas DAWS”. Devido à gravidade dos sintomas DAWS, três sujeitos nunca foram capazes de descontinuar o agonista dopaminérgico e experimentaram distúrbios de controle de impulso.

Baseados nestes achados, os autores recomendam “o acompanhamento próximo dos pacientes – particularmente aqueles com distúrbios de controle de impulso – quando os agonistas dopaminérgicos são retirados”. Além disso, eles recomendam que os médicos “considerem fortemente os agonistas dopaministas cónicos assim que os distúrbios de controlo de impulsos se desenvolvem, porque a elevada exposição cumulativa aos agonistas dopaministas parece aumentar o risco e a gravidade dos DAWS e diminuir as hipóteses de descontinuação bem sucedida do agonista dopaminista e de resolução dos distúrbios de controlo de impulsos”.
“A DAWS foi geralmente mal interpretada como uma desidratação ou desgaste no final da dose, mas em todos os casos provou ser refratária à levodopa, persistindo mesmo quando os pacientes estavam no estado de “on” e/ou marcadamente sobremedicados”, os pesquisadores afirmaram. “Menos comumente, os sintomas foram interpretados como um distúrbio psiquiátrico primário. Em todos os casos, os sintomas se correlacionaram temporalmente com a abstinência de agonistas dopaministas e foram rápida e seletivamente remidos com a reposição de agonistas dopaministas, consistente com uma síndrome de abstinência específica da droga”.

Os investigadores conduziram o seu estudo de coorte retrospectivo em 93 pacientes não documentados com a doença de Parkinson. Foram utilizadas revisões sistemáticas de registros para identificar todos os casos de DAWS, definidos como um “conjunto grave, estereotipado de sintomas físicos e psicológicos que se correlacionam com a retirada de agonistas dopaministas de forma dose-dependente, causam angústia clinicamente significativa ou disfunção social/ocupacional, são refratários à levodopa e outros medicamentos para a doença de Parkinson e não podem ser contabilizados por outros fatores clínicos”. Os participantes com DAWS foram comparados com aqueles da coorte que foram submetidos à retirada sem problemas do agonista dopaminérgico.

40 pacientes (43%) foram tratados com um agonista dopaminista, e 26 (28%) tiveram seu agonista dopaminista afilado durante os cuidados rotineiros aos pacientes. A presença de um distúrbio de controle de impulso (como a alimentação compulsiva, a compra compulsiva, o jogo patológico e a hipersexualidade), um efeito colateral conhecido dos agonistas dopaministas, foi a razão mais comum para a afinação da sua dosagem, ocorrendo em 15 sujeitos (38% dos tratados com um agonista dopaminista e 58% dos que tiveram seu agonista dopaminista afilado). Hiperinsônia, psicose, confusão, comprometimento cognitivo, tonturas, hipotensão ortostática e edema periférico foram outros motivos dados para reduzir a dosagem das drogas. Treze participantes tiveram seu agonista dopaminista descontinuado e 13 tiveram a dosagem reduzida, todos com aumentos compensatórios na dosagem de levodopa, segundo os pesquisadores.

-Colby Stong

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.